"O que é a Outra Parte?"
"(...) quando as pessoas pensam em reencarnação, defrontam-se sempre com uma pergunta muito difícil: se no começo existiam tão poucos seres humanos sobre a face da Terra, e hoje existem tantos, de onde vieram essas novas almas?"
"- A resposta é simples - ... - em certas reencarnações dividimo-nos."
"- Fazemos parte daquilo que os alquimistas chamam Anima Mundi, a Alma do Mundo. (...) se dividisse apenas, ela estaria a crescer mas também a ficar cada vez mais fraca. Por isso, assim como nos dividimos, também nos reencontramos."
"Assim está explicado no livro do Genesis: a alma de Adão dividiu-se e Eva nasceu dentro dele."
"Em cada vida temos a misteriosa obrigação de reencontrar, pelo menos, uma dessas Outras Partes."
"- Também podemos deixar que a nossa Outra Parte siga adiante, sem a aceitar, ou, sequer, percebê-la. Então precisaremos de mais uma encarnação para nos encontrarmos com ela."
"(...) - Tudo se transformou e continua a transformar-se. Mas toda a matéria do Universo é a mesma há um milhão de milhões de anos. Sem que um átomo sequer tenha sido acrescentado."
"(...) - É fisicamente possível que os átomos que compõem o meu corpo tenham estado no corpo de alguém que viveu antes de mim?"
"(...) - Sim, é possível."
"Brida percebeu que Lorens nunca tinha pensado no que ela acabara de lhe perguntar, e que naquele momento talvez estivesse a procurar saber se no seu corpo estariam átomos de guerreiros vikings, de explosões vulcânicas, de animais pré-históricos e misteriosamente desaparecidos."
"Mas ela pensava noutra coisa. Tudo o que queria saber era se o homem que a abraçava com tanto carinho tinha sido, um dia, parte dela mesma."
retirado de "Brida" - Paulo Coelho